29.6.06

Vamos aproveitar as adversidades da vida??

A nossa atitude para com a vida influência, e em muitos casos determina, os resultados que tanto queremos obter.
Por esta razão é importante decidir conscientemente qual é a atitude que desejamos adaptar a cada situação adversa para nós.
Se em vez de considerarmos que temos algo que está contra nós, aceitarmos que é um desafio que a vida nos dá e agradecermos (por mais que ás vezes nos custe) a oportunidade de sermos brindados com o triunfo, estaremos num caminho melhor, onde encontraremos o sucesso e a felicidade nas nossas vidas.

Isto tudo parece muito simples. Mas como consegui-lo? (refiro-me a situações do dia-a-dia)

Perante qualquer situação adversa é comum sentirmo-nos agoniados, indefesos, impotentes, etc...e é justamente nas nossas emoções que necessitamos de começar a trabalhar.
Necessitamos de as ordenar, de maneira a que possamos pensar claramente sobre a situação e assim obter uma apreciação objectiva dos factos.
Podemos controlar as nossas emoções de várias maneiras:respirar fundo; contar até 10, tomar um banho, ouvir musica relaxante ou não,mudar a nossa atmosfera, fazer exercicio fisico, qualquer coisa que nos ajude a relaxar e a ver os factos como eles realmente são e não sentidos como uma ameaça.
Este passo é muito importante pois se não controlamos as nossas emoções essas acabam por nos controlar a nós. o que complica toda a nossa vida.
Permanecermos centrados nos factos pode simplificar muito o processo de compreensão da adversidade, vejamos:
º O que aconteceu realmente?
º O que causou a situação?
º Que parte foi ocasionada por mim? e que parte pelos outros?
º Como é que outras pessoas em situações idênticas resolveram a situação?

Estas informações são a chave para podermos fazer as decisões acertadas e se nos mantermos concentrados nos factos, estaremos em melhores condições para melhor avaliar a situação que nos aparecer, de uma maneira mais clara, e em algumas situações até podemos encontrar oportunidades onde só vimos adversidades.
É muito importante actuar, nem que seja uma pequenina coisa. Quando actuamos sentimos que pelo menos vamos poder influenciar de alguma maneira os factos, o que nos motiva para encontrar a nossa solução.
É também importante não resistir, pois como alguém já dizia:" O que voçê resiste, ele persiste", mas sim cultivar uma atitude alternativa e concentrar-nos nessas alternativas, pois: "No que se concentra, voçês aumenta".
Atenção que não é necessário fazer algo grandioso para fazer a diferença, na vida são os pequenos detalhes que fazem a grande diferença.
Sem importar quão grande nos pareça uma situação, quase sempre podemos encontrar uma maneira de reduzir o seu impacto, diz Robert Collie, autor em que me baseie e com quem aprendi muita coisa: "Em cada adversidade, existe uma oportunidade.
Em cada derrota há uma lição que mostra como ganhar a próxima vitória: "Mesmo as piores situações podem tornar-se vantajosas para nós"
- Como posso obter vantagem nesta situação?
- Como posso limitar a influência desta situação?
- Como posso reduzir o tempo que durará esta situação?
Uma vez obtidas estas respostas devemos actuar para que essa situação não influêncie outras areas da sua vida.

Ou seja, á medida que modificamos a nossa atitude, e avançamos, chegamos à conclusão que as adversidades com que nos defrontamos na vida se convertem em estímulos que nos motivam até á EXCELÊNCIA, permitindo-nos a oportunidade de crescer.
A partir desse momento reconhecemos a grandeza que existe em nós próprios e só resta esperar pela oportunidade de nos manifestarmos para conseguirmos realizar o que desejamos e merecemos.

Pois, é assim que tento viver o dia-a-dia, combatendo todas as situações menos agradaveis com que sou confrontada, por isto não resisti a partilhar isto com voçês.

beijos